Praia de São Pedro de Moel – 27 Km

Praias
É uma das mais pitorescas praias da costa portuguesa, abrigada numa concha de casario e com excelente localização numa aberta do Pinhal de Leiria, um pouco ao sul da foz da ribeira de Moel. A praia pequena, limitada pelo norte por rochas abruptas, e ao sul por um pequeno ribeiro. Não tem boas condições para a prática de desportos náuticos, pois o mar é geralmente agitado. Praticam-se outros desportos como o voleibol de praia e o ténis. Corre-se e passeia-se de bicicleta ao longo da “Volta dos Cinco”. Junto ao farol pratica-se a pesca desportiva e a submarina, já que a Norte da praia de São Pedro existem rochedos mariscados que atraem diversas espécies de peixes, tais como sargo, robalo, safio e dourada que, a par dos mariscos, são habituais à mesa dos restaurantes de São Pedro de Moel.

Praia Paredes de Victória – 30 Km

Praias
Praia com um imenso areal que é abraçado por duas encostas, onde a acácia avança de forma galopante. No centro da praia, localiza-se a pequena povoação, com agradáveis esplanadas, restaurantes, parque infantil e sanitários públicos. Na encosta Sul, bastante urbanizada no topo, existiu uma mina que dá nome a esta zona da praia. A Norte, o areal é limitado pelo “castelo”, uma enorme formação rochosa, onde o vento e o mar moldaram um leão que repousa de frente para o Atlântico. No topo de ambas as encostas, existem boas condições para a prática de parapente.

Praia da Vieira – 34 Km

Praias

Num purificante percurso através de uma vasta área de pinhal, encontramos a Praia da Vieira. Uma antiga praia de pescadores, que enfeitam o areal com as suas redes e com as suas embarcações tradicionais.
A Praia da Vieira é ainda hoje uma excelente estância turística e de veraneio, com óptimas condições para acolher os seus vistantes.
Para além de um simpático areal onde predominam as cores garridas dos toldos, temos outras infra-estruturas, como bares e esplanadas que se debruçam sobre a areia.
Uma fantástica marginal de calçada à portuguesa também serve de moldura à praia que conta ainda com uma considerável área de estacionamento.

Praia de Pedrógão – 38 Km

Praias
Banhada pelo Oceano Atlântico, a Praia de Pedrógão deve o seu nome às grandes rochas escalvadas junto ao mar. Nesta única estância balnear do Concelho de Leiria, foram recentemente descobertos vestígios que revelam que a zona foi ocupada desde a pré-história.
Recentemente recebeu o galardão “Praia acessível”, resultado dos investimentos realizados pela autarquia no âmbito do acesso à praia por pessoas portadoras com mobilidade reduzida. Encontram-se, assim, disponíveis um tiralô e sinalética em braille para indicação de instalações sanitárias e balneários, a cegos e amblíopes.

Praia da Nazaré – 40 Km

Praias
A Praia da Nazaré tem um areal imenso, onde podemos encontrar veraneantes, mas onde há também uma presença muito forte de gentes do mar. Para além da possibilidade de ver como é a arte de coser as redes ou preparar o engodo, podemos ainda ver sobre estacas os “paneiros” utilizados para secar o peixe.
É uma praia que se prolonga pela avenida principal, onde existe grande parte do comércio. Convida a passeios ou simplesmente a contemplar o mar num fim de tarde. Dadas as condições do mar, as ondas da Nazaré são muito procuradas por surfistas e praticantes de bodyboard. Os apoios de praia, contam entre outras valências, com os tradicionais toldos de riscas com cores garridas.

| A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza distinguiu 14 praias do distrito de Leiria pela qualidade da águas.